Como preparar seu filho para a escola no Canadá

Se você tem filhos em idade escolar, em especial crianças pequenas e pré-adolescentes, e está pensando ou já decidiu morar no Canadá, certamente, em algum momento, vai pensar em como será a adaptação das crianças na escola canadense.

É comum ouvirmos que as crianças se adaptam rápido e que não enfrentam nenhuma dificuldade, mesmo aquelas que não sabem nada de inglês ou francês.

Mas, será que é assim mesmo? Bom, nós somos daqueles que não acreditamos muiiitoo nisso não e resolvemos não arriscar.

Sabemos que crianças, mesmo quando mudam de escola em nossa própria cidade natal, às vezes enfrentam dificuldades de adaptação. Imaginem em um novo país, com novo clima, com novo idioma e colegas de várias origens, né? Preferimos tentar minorar os efeitos dessa adaptação preparando-o com base nos assuntos do curriculum canadense.

Nosso filho estuda inglês desde pequeno, tem bom conhecimento, mas não é bilíngue – por enquanto 🙂 . Então resolvemos investir em uma preparação para ele ainda no Brasil. Assim, ele passou alguns meses estudando matemática, ciências e estudos sociais em inglês para já ir se adaptando aos termos.

Nós descobrimos uma série de livros chamada Complete Canadian Curriculum com assuntos e exercícios baseado nas “grades” (séries) canadenses e seus respectivos conteúdos obrigatórios. Essa série é da editora Popular Books Company, que além dos curriculuns completos, tem também opções de livros por matérias. Nós compramos os livros no site da Amazon.ca e eles entregaram no Brasil. É verdade que o primeiro pedido demorou de chegar, mas quando chegou, valeu a pena!

O bacana desses livros é que nós também aprendemos muito fazendo os exercícios com nosso filho, em especial os de Social Studies que trata de assuntos interessantes sobre a vida, a política e a cultura canadenses.

Você pode optar por contratar um professor particular para dar aulas a seu filho baseado nos livros ou, se tiver tempo e conhecimentos de inglês, você mesmo pode ajudar nessa preparação. Bom, mas isso se você for para a parte canadense que fala inglês, no caso de Québec, vale procurar livros similares em francês.

Também pesquisamos sobre diferenças e conversamos muitoooo com nosso filho sobre a necessidade de respeitar a cultura e de ser flexível. Tudo faz parte da preparação!

Atualização de Fevereiro/2018: vale muito a pena preparar seu filho ANTES de embarcar para o Canadá. Graças ao curso de inglês que nosso filho seguiu na ACBEU , as aulas particulares que ele fez com foco em matemática (em inglês) e aos conteúdos dos livros Canadian Curriculum, nosso filho não precisou de ESL e entrou direto na sala regular da Elementary School!!! Pais, invistam, também, em preparar seus filhos.

E você? Como está preparando ou preparou seu filho para morar no Canadá? Compartilhe conosco nos comentários abaixo, vamos adorar conhecer outras experiências.

Anúncios

Deixe uma resposta