A importância da viagem exploratória pré-imigração

Antes de optarmos por passar um tempo no Canadá, nós realizamos uma chamada “viagem exploratória” para conhecer Toronto e GTA. Isso foi em Junho/2017, portanto seis meses antes do nosso embarque.

A viagem exploratória foi fundamental para termos certeza da nossa escolha por Toronto e para nos ajudar no planejamento.

Se você está considerando imigrar para qualquer país, mesmo que seja por um tempo determinado, achamos que esse tipo de viagem é muito importante, em especial se você vai viajar com crianças. No caso de quem planeja sair do Brasil, vender tudo e imigrar por tempo indeterminado, avaliamos que essa viagem, ou até mais de uma, passa a ser item obrigatório em seu plano e esse custo deve ser considerado em seus investimentos financeiros.

Em nossa visão, são vários os objetivos de uma viagem exploratória pré-imigração:

  • Conhecer a(s) cidade(s) alvo que você deseja morar.
  • Visitar possíveis áreas e bairros para moradia.
  • Visitar a(s) escola(s) que você, seu cônjuge ou seus filhos consideram estudar.
  • Sentir o “clima” da região.
  • Observar como são as pessoas e suas relações.
  • Perceber como você se sente no local.
  • Visitar lojas e supermercados para ver os produtos e seus preços e ter uma visão mais real de seu orçamento.
  • Pesquisar e visitar empresas que você considera trabalhar, fazer negócios ou a agência que poderá ajudar em seu plano. No nosso caso fizemos exatamente isso e fomos lá em Toronto conhecer pessoalmente a equipe da Loonie, como já falamos em outro post aqui no blog. Nada substitui um “olho no olho”, né, minha gente
  • Realizar uma possível visita ao Consulado Brasileiro da cidade que você deseja morar, caso na exista uma representação consular. Nesse caso, estude o site do consulado antes e planeje que tipo de informação complementar você considera que pode obter com a visita pessoal.

No nosso caso, achamos que a nossa viagem exploratória foi super válida. Apesar de curta (apenas 4 dias), foi o tempo suficiente para termos uma boa visão de Toronto, conhecer a região onde optamos morar e conhecer pessoalmente os profissionais que estão nos ajudando em nosso plano.

If you are considering immigrating to any country, especially if you are traveling with children, it is important to take an exploratory pre-immigration trip.

Acreditamos que, por mais que façamos pesquisas, que passemos dias e noites lendo de um tudo nessa vida que esteja disponível na internet, nada, nada mesmo substitui uma viagem exploratória, os insights e percepções que apenas uma visita pessoal pode gerar.

E você, realizou ou planeja realizar uma viagem exploratória pré-imigração? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários abaixo.

Todas as fotos que ilustram esse post nós tiramos em Toronto e GTA no mês de Junho/2017.

Anúncios

Deixe uma resposta