10 dicas para praticar ski e snowboard com segurança.

A prática de ski e snowboard exerce um fascínio muito grande sobre várias pessoas, em especial para nós brasileiros que não estamos tão acostumados a esses esportes de inverno.

Ski e snowboarding são esportes lindos, emocionantes, cheios de adrenalina e que rendem fotos e momentos incríveis.

No entanto, se você nunca praticou esses esportes ou se tem pouca experiência com os mesmos, vale seguir algumas dicas para uma atividade mais segura:

  1. Ski e snowboard demandam muito preparo físico, pois são esportes aeróbicos e de impacto.  Alongue-se e hidrate-se antes e após essas atividades.
  2. Os dois esportes demandam muito das pernas e dos joelhos. Se você tem problemas em membros inferiores, repense praticar essas modalidades.
  3. A neve serve como rebatedor natural da luz solar. Aproveite e leve seu celular ou uma câmera tipo GoPro com bateria suficiente para vária fotos lindas. E também use óculos com boas lentes anti-UV.
  4. A mesma neve que ajuda nas fotos lindas, aumenta a intensidade do sol. Fique esperto: esse sol queima e o frio também, então use creme com protetor solar no rosto e nas áreas expostas.
  5. Não abra mão do capacete. Tem que usar e ponto final. Questão de segurança. O ski alcança uma velocidade incrível em pouco tempo e uma queda pode ser perigosa.
  6. Se vai alugar capacete, use por baixo uma touca. Mesmo sabendo que eles higienizam, é bom cuidar! Na semana passada, por exemplo, as escolas de Toronto estavam fazendo campanha para combater um surto de piolhos que estava atacando crianças (e adultos).
  7. Use roupas adequadas e confortáveis. Uma calça jeans com segunda pele em baixo pode até aquecer, mas na primeira queda (sim, é provável que você caia algumas vezes) o jeans vai encharcar e você poderá passar frio. Se não quiser alugar  roupa,  use uma calça tipo legging ou moletom e mais uma calça impermeável por cima, aquela calça tipo de chuva, as que os motoqueiros usam.
  8. Aliás, as roupas de frio e esporte de neve na Decathlon tem preços ótimos, inclusive bem mais barato do que a média que se encontra aqui no Canadá! Invista nessa compra e fique tranquilo, pois as roupas seguram bem o frio.
  9. O seu casaco para ski e snowboard deve ser capaz de te manter aquecido e ser impermeável, mas permitir movimentos. Veja se seu casaco atende a isso, se não, alugue um na estação.
  10. Se não se sentir confortável ou em forma para esquiar (as botas pesam horrores, limitam os movimentos e você precisa de equilíbrio e flexibilidade), não arrisque e não se sinta constrangido em desistir. Contente-se em fazer fotos e curtir o clima do lugar. Uma estação de esqui sempre vale a visita.

Se você quer praticar ski e snowboard perto de Toronto, confira aqui nosso post sobre Blue Mountain.

E você, pratica esses esportes de inverno? Tem mais dicas para compartilhar conosco? Deixe seu comentário abaixo. 🙂

 

Anúncios

Deixe uma resposta